sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PLANO MENTAL


02.1 - O que é o Plano Mental?

O Plano Mental é uma elevada região do universo o mundo-céu das religiões denominado Devacan "o lugar dos deuses" ou Devasthan e Svarga pelos hindus Sukhavati pelos budistas Campos Elíseos pelos antigos gregos Céu pelos zoroastrianos e cristão. É geralmente tido como uma região de perene felicidade.

O Plano Mental é um mundo plano nível dimensão esfera ou região de nosso universo como um mundo esplêndido de exuberante vida onde podemos residir tanto agora como depois da vida astral no intervalo entre duas encarnações.

O Plano Mental é o imediatamente superior ao Astral porém é absolutamente necessário que o estudante de Teosofia e Esoterismo compreenda a verdade capital de que em nosso universo há sete planos mundos níveis esferas ou regiões cada um com sua matéria peculiar de apropriado grau de densidade que interpenetra a matéria do plano contiguamente inferior.

Portanto as palavras "superior" "alto" e "baixo" com referência aos planos ou mundos de nosso universo não denotam sua posição pois que todos ocupam o mesmo espaço se não tão-só indicam o maior ou menor grau de condensação de matéria primordial e sua diversa tônica de vibração ou manifestação consciencial já que não existe um termo correto para explicar essa.

Como exemplo da possibilidade de entrar no plano mental durante o sono mencionaremos um incidente ocorrido em relação a um pessoa de mente elevada ao chegar ao oceano de luz e cor em que ele flutua inteiramente absorto em seus próprios pensamentos permanecia em extática contemplação da paisagem e de tudo quanto a paisagem lhe sugeria com aguda intuição a perfeita apreciação e o intenso vigor do pensamento peculiar do plano mental despertou com um sentimento de profunda paz e gozo interior embora não se recordasse de nada do que sonhou.

O Plano Mental é formado de 7 Subplanos:

4 inferiores ou Atrasado (baixo) (Sétimo até o quarto)

3 Superiores ou Evoluído (alto) (Terceiro segundo e primeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário